domingo, 30 de agosto de 2009

A África romana


Há coisas nesse mundo que nos surpreendem de um modo impactante. No momento em que soube que estava a caminho da Líbia, tratei de pesquisar um pouco sobre o país e encontrei parcas informações sobre um sítio histórico romano nas cercanias de Trípoli, Leptis Magna. Numa rápida avaliação, levando em conta também que uma ida para a Líbia não é algo que acontece com frequência, julguei que merecia uma visita, mesmo nunca tendo ouvido falar de relevantes ruínas romanas em plena África.

Bom, se fossem apenas pequenas ruínas romanas, ja teria valido o esforço. Mas Leptis Magna é mais do que isso: é uma cidade romana à beira-mar, com dezenas de edificações, grandes avenidas e com um estado de conservação notável. Para além do relativo descaso que o governo líbio trata as suas ruínas, os prédios romanos se sustentam num estado mais digno que muitos dos seus congêneres na própria Roma. O teatro, o mercado, as termas e os seus fóruns datam de 2 a 4 séculos antes de Cristo e ainda mantêm viva a sensação de que houve vida intensa naquelas avenidas romanas. Pouco divulgada como é, Leptis Magna me impressionou ainda mais do que outro grande marco desta civilização, o Fórum Romano da hoje capital italiana. Concentradas em um só local, com um belo mar à frente, as ruínas romanas da Líbia são um tesouro histórico escondido no Norte da África. Mereciam levar o nome da Líbia internacionalmente, no lugar das estripulias do velho Khadafi.

4 comentários:

Anônimo disse...

Léo, viajei com voce agora nesse texto e no anterior... que fantástico. Dá vontade de sair rodando esse mundo... Muitos beijos, primo querido.
Chris

Anônimo disse...

Que bem louco tudo isso! Sou meio fascinado por Roma e suas histórias. Como a Chris falou, foi possível entrar na foto através do texto. Parabéns, brother!

Abraços,

Júlio Frutuoso

Unknown disse...

Tomei conhecimento de Leptis Magna num conto de JG Ballard. Quem quiser uma cópia, eu envio. Se chama um dia da eternidade.

Leo Maia disse...

Oi Antonio! Não conhecia esse conto, você envia para mim? Para leoseixasmaia@yahoo.com.br. Abraço, obrigado!