domingo, 26 de julho de 2009

Música para os meus ouvidos


Em algumas cidades, você chega e a empatia pulula logo de cara. Comigo, foi assim com a genial Londres, com a belíssima Paris, com a vibrante Barcelona e, mais recentemente, com a misteriosa Cuzco. A cidade de New Orleans acaba de entrar nesta lista, muito por causa da música, outro tanto por causa da comida e uma pitada por conta do sofrimento recente provocado pelo destruidor Katrina. Ver a garra e a força de um povo que se reconstrói é deveras fascinante. Boa dose dessa imediata simpatia se deve também à deliciosa constatação de que essa é uma cidade "esculhambada" frente ao por vezes careta "american way of life". Algo lembra o Brasil, mais especificamente a Bahia, com o que há de quente no povo negro e no caldeirão de influências que passa também pela França, Grécia e Espanha (no caso deles).


A recepção de uma cidade conta muito nas nossas preferências, não é clichê dizer que a primeira impressão é a que fica. Dias chuvosos ou quentes demais, povo antipático ou alheio, poucas opções de lazer. Tudo isso influencia e explica porque uns adoram e outros odeiam determinados destinos turísticos. New Orleans, na beleza de uma América distinta, sabe receber a quem a ela se entrega. Tem algo mais regozijador do que chegar em um hotel em que o lounge está banhado por um discreto som de jazz e, surpresa, o quarto também o recebe com um som ligado numa levada de primeira linha? Bem, welcome to New Orleans. Falta é coragem de desligar o CD player, resta mesmo é a opção de se permitir o encontro com Morfeu ao som de uma bela música para os meus ouvidos. Como numa peça que o destino nos prega, eu mereci somente um dia e meio nesta cidade. Resta aguardar para que uma ida - quem sabe, de férias - compense tamanha rapidez.

4 comentários:

Socorro disse...

Já passei, li tudo e viajei um bocadinho contigo. Conheço muito de Nova Orleans através de um blog de um mineiro que é professor de literatura da universidade de lá. Ele também é apaixonado pela cidade, pela música e pelo povo. E diz que nós baianos somos muito parecidos com eles.
Mas, e São Paulo? Também não te encantou a esquina da Ipiranga com a Avenida São João?
Beijos

Leo Maia disse...

E como encantou, Socorro! Aliás, continua encantando, dia após dia. De fato é assunto para um próximo post, ainda esta semana. Passe sempre que puder, é um prazer ter os amigos do Correio por perto! Beijo

Anônimo disse...

Parabéns, Leo! vc escvreve super bem! adrenalina pura...que vc tenha ela com voce por muuuuuuito tempo! que os lugares, as pessoas, as experiencias sejam emocionalmente viscerais como tem sido até agora...voce vai ser feliz, e com certeza, vai ter sempre sucesso...e muito trabalho! PARABENS! tia yeda

Anônimo disse...

Caro Leo,

Parabéns pelo blog. Sua escrita é maravilhosa. Continue sempre, mesmo quando a vontade de escrever for pequena. Já listei dentre meus favoritos.
Forte abraço,

André Carvalho (amigo de seus pais)