domingo, 26 de julho de 2009

A cidade do sol


A luminosidade de Salvador é algo que não se explica. Só sentindo para entender. Com um índice de 80%, só perde para Atenas, a cidade grega que leva o título mundial de iluminação natural. Bom, pelo menos não torramos a 40 graus como eles por lá... No dia-a-dia, essa luz gritante vira rotina e a disfarçamos com óculos escuros ou algo que o valha. Mas basta morar longe da velha Bahia e dar somente eventuais pulos na sua terra para valorizar o que há de especial nesse clarão.


Dispense os óculos escuros e curta Salvador como ela é, com sua cores gritantes, seus contrastes e o mar azul. Há algo mais impressionante que a descida da Avenida Contorno em um dia de luz intensa? Rivaliza com qualquer outra paisagem do mundo. Sabe do que mais? Definitivamente, mais que a praia que a Paulicéia Desvairada não me oferece, sinto falta mesmo é da luminosidade da bela São Salvador.

3 comentários:

Nany disse...

Querido Léo, esqueceu de mencionar algo relacionado aos sabores da nossa “terrinha”. Isso sim é sentir saudade! Estamos conseguindo viver longe de casa, porém, o tráfico do dendê tem sido constante para amenizar esta falta que só a Bahia nos faz. Será que vale um post?

Leo Maia disse...

Claro que vale, Mercedes! Até porque isso é parte fundamental da nossa vida paulistana. O contrabando de abará e vatapá continua intenso! hehe

Anônimo disse...

Leo, li seu blog de cabo a rabo e só constatei o que já sabia: sou mesmo sua fã incondicional! Não deu pra ficar calada sobre esse post que fala da luminosidade de Salvador. Achei que somente eu sentia essa emoção de descer a Contorno e dar de cara com aquele marzão azul turquesa, especialmente em dias de Verão. Eu, literalmente, fico sem fôlego e me sinto feliz por ter tomado a decisão de mudar meu escritório pro Comércio, assim posso ver esse cenário todos os dias. Nossa terra é linda mesmo, né? Um beijo bem grande e continue nos presenteando com sua escrita gostosa e inteligente.
Mônica