domingo, 26 de julho de 2009

Aos beijos*


O lado Sá da minha família sempre foi muito chegado aos beijos. Quase tudo que aprendi sobre carinho foi com eles. Em festas como a que ocorreu no final de junho, aniversário de meu irmão, esse amor fraternal que os mais de 70 parentes diretos sentem um pelo outro fica ainda mais exarcebado. Quando você mora fora de Salvador então, a coisa aumenta exponencialmente. Costumamos dizer que se a família Sá (ou Bala, como somos conhecidos) está presente, a animação da festa é garantida. Somos sempre os últimos a deixarem a pista, os conhecidos "caroços".


Hoje, são quatro gerações convivendo, é bom lembrar. Do alto dos seus 97 anos, Nairzinha Bala é o sol que nos norteia. Exemplo de mulher forte, arquétipo da matriarca das famílias tradicionais, minha avó é uma líder que soube manter a família sempre unida. Brigas? Poucas e sempre resolvidas na hora. Não à toa, o meu jeito "pá pum" de resolver as coisas e a minha sinceridade às vezes desmedida veio dessa família Bala.


Triste aquele que não tem família. a minha não largo por nada. Devo minha educação a ela. Aprendi a beber, a conversar, a ser versátil e a me adaptar bem a diferentes públicos com os Balas. Devo o respeito, o amor ao próximo, a vontade de ganhar o mundo à minha família. Devo a ansiedade, o anseio de estar em todos os lugares ao mesmo tempo e o incansável desejo de farrear a cada um deles. Devo a minha cultura. Sou o que sou devido a ela. Sou a família.


* Esse texto é dedicado ao saudoso Tio Waldir

5 comentários:

Anônimo disse...

Léo,

Lindo o texto e também o gesto de tê-lo dedicado à meu pai, talvez um dos mais beijoqueiros e carinhosos dessa família.
A saudade dele vai aumentando cada vez mais com o tempo, tempo este que irá fazer com que nos acostumemos com a sua falta, mas nunca deixaremos de senti-la!

Bjs,

Veca

Flávia disse...

Irmao,
Amei essa sua iniciativa do blog e amei mais ainda esse texto dedicado a nossa familia!!
Me sinto orgulhosa de fazer parte dela sempre...
Conseguimos mesmo em momentos tristes, nos confortar com o carinho e uniao sempre presente!
Beijao

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Meu jornalista! Fico orgulhosa por vc! sem babação, os textos estão ótimos!! gostei muito de todos!
Bj e parabéns
Mommy

Mila* disse...

Leleo, como sou iniciante no seu blog, so vi este lindo texto agora. Diz tudo.
Beijo
Mila