sábado, 3 de março de 2012

Fim do primeiro ciclo


Minha cunhada costuma dizer que todas as pessoas inteligentes deveriam fazer análise. Sem querer parecer pedante, foi isso que incentivou a minha entrada no universo da psicanálise. O primeiro profissional que visitou gerou um desconforto que quase me fez abandonar a idéia. O grau de empatia foi zero e em 20 minutos de sessão, minha vontade era sair e não voltar mais. Eu me perguntava: por que diabos fazer isso? Não poderia frequentar um consultório em que a pessoa na minha frente não gera qualquer tipo de afinidade. Ainda bem que tentei novamente, pois assim pude perceber que a química com o profissional, seja ele psicanalista, psicólogo ou psiquiatra, é o que faz a experiência vingar.

Estou perto de completar 1 ano de terapia e lembro que em uma das primeiras sessões, a analista me disse que eu não tinha nada muito grave para resolver, que estava muito bem resolvido e feliz. Ressaltou, entretanto, que as análises sempre ajudam a amenizar a rotina de cada um. É algo que parece encaixar muito bem com a frase da minha cunhada que abre este texto. Olhando em retrospecto, vi que hoje estou melhor no trabalho, nas relações interpessoais e com mais paz interior. Sem perceber, mergulhei nos meus sentimentos, sem muito drama, e hoje me conheço melhor.

Agora, mesmo em dúvida, resolvi fazer um intervalo por tempo indeterminado. Quero ver como me saio sem ter uma pessoa desconhecida (ao menos fora daquele ambiente da terapia) para escutar meus medos e preocupações. Será que realmente ja me conheço melhor? Será que vou sentir falta? Vai demorar um tanto para perceber, mas não há dúvida que esse parece um bom momento para fechar um ciclo. Encostar a porta, não trancá-la, e deixar ali, pronta para ser reaberta no futuro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente Leozinho, você é fantástico.
Nunca fiz analise por achar que necessitei, em todos os vários percalços da minha complicada vida. Depois dos seus comentários, acho que é porque não sou uma pessoa inteligente... como diz a sua cunhada... rsrsrs